Estação Ferroviária recebe mostra da Estação das Artes

Exposição apresentou artistas das artes visuais/grafite e bandas autorais

Por Caroline Ayala Silvestre

A mostra da Estação das Artes foi iniciativa das curadoras Juliana Silva e Meiriane Jordão, com o apoio da Secretária Municipal da Cultura e da loja Star Box Arte, ocorreu entre 12 de agosto e 17 de setembro, na Estação Ferroviária de Bauru. A exposição contou com 13 artistas de Bauru e região no segmento de artes visuais/grafite, com shows variados nos fins de semana.

A exposição teve como objetivo desmistificar o que é o grafite na cidade. “Como existe uma lei que diz que há crime a partir do momento em que você faz um desenho sem a autorização, então o pessoal acaba colocando como se o grafite fosse crime, mas não é. Repito: só é crime se utilizar um local privado ou público sem autorização”, explica Juliana Silva, uma das organizadoras.

Participaram do projeto Sergio De Campos, Felipe Gonçales, Ronaldo Gifalli, Pedro Masson, Fernando Garroux, Gabriel Hune, Everaldo Luis, Fernando Chamarelli, Alexandre Palacio, Alexandre Garcia Simões, João Crepaldi Nellis, Yuri de Freitas e Ewer Sumati. Artistas plásticos, grafiteiros e tatuadores, eles expuseram o que consideram como grafite.

“A participação na mostra foi muito importante para mim, pois tive a atenção de um público que ainda não tinha atingido e pude fazer contatos e amizades sinceras com outros artistas. Inclusive, tive a oportunidade de levar o pessoal para grafitar em Jaú, algo raro na cidade”, conta Alexandre Palacio, de Jaú. A temática presente nos seus trabalhos é lúdica, com personagens imaginários em ambientes espaciais, psicodélicos, misturados a elementos de natureza.

Palacio conta que levou esse trabalho de ilustração autoral para as ruas por ser influenciado desde novo pelo skate e cultura urbana. Também é integrante da banda Mais Valia, que se apresentou na estação no dia 21 de agosto.

A mostra também foi uma oportunidade de conhecer o patrimônio histórico da Estação Ferroviária e encerrou-se com o lançamento do livro “Noite Nutriz”, do escritor bauruense Eduardo Carbone, uma forma de perpetuar a mostra da Estação das Artes.

Matéria publicada no Jornal Mural Ponto da Cultura – Universidade do Sagrado Coração.
Designed by BootstrapMade